Qual é a diferença entre medula óssea vermelha e medula óssea amarela?

A medula óssea vermelha é constituída por uma população de células fixas, presas às fibras reticulares que são: as células reticulares, os macrófagos fixos e os vasos capilares, de um tipo especial, chamados capilares sinusóides; e por uma população de células livres que são as células precursoras dos elementos figurados do sangue.
Assim, na rede de fibras reticulares, entre os sinusóides, há ninhos de células livres que, por divisões e diferenciação posterior originarão: ou eritrócitos (série eritrocítica), ou neutrófilos, eosinófilos e basófilos (série granulocítica), linfócitos tipo B (série linfocítica), monócitos (série monocítica), e as plaquetas (série megacariocítica).

A medula óssea amarela é constituída pelas mesmas células fixas, porém, as células livres são substituídas por células adiposas.Na criança toda a medula óssea é vermelha. No adulto apenas a crista ilíaca, costelas, vértebras e esterno possuem medula vermelha, portanto, produtores de elementos figurados do sangue. Nos outros ossos só há medula amarela.

Comentários